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Dia das Línguas Estrangeiras é promovido nos quatro campi da Unijuí

Com foco em incentivar o estudo das línguas estrangeiras e desenvolver competências a fim de mostrar a importância de se aprender uma língua estrangeira, a Unijuí realiza, nesta quarta-feira, 8 de maio, o Dia das Línguas Estrangeiras. A atividade será promovida em todos os campi da Universidade, e contará com ampla programação, que inclui oficinas, palestras e ações especiais desenvolvidas em sala de aula. 

Entre as atividades, destaca-se o Different Class, o qual se baseia em atividades  diferenciadas preparadas pelos professores da Instituição e que conta com participação dos estudantes intercambistas que visitarão as aulas para contar um pouco de suas experiências no intercâmbio e farão palestras aos demais acadêmicos. Essa atividade vai acontecer em todos os campi da Unijuí. 

Além desta atividade, haverá a realização de oficinas. Uma delas é a de “Escrita Acadêmica: Produção de Abstract”, a qual vai ocorrer durante o período da tarde, no campus Ijuí, tendo como público alvo estudantes de mestrado e doutorado, e bolsistas. As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário, neste link. 

Outra ação de destaque será o Altissia Day, que será feito de forma on-line, e tem como tema abordar “Os quatro elementos da comunicação: “fala, escuta, leitura, escrita” - Dicas práticas para melhorar essas habilidades”. As inscrições podem ser feitas pelo link do Altsisia Day. 

Por fim, também será feito um quiz, que dá aos participantes o direito a concorrer a brindes exclusivos e licenças gratuitas para começar a estudar um novo idioma na Plataforma Altissia.


Enchentes no RS: saiba como se prevenir das doenças mais comuns

O Rio Grande do Sul está enfrentando a maior enchente da sua história, onde mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas. Com a prioridade de salvar vidas, alguns cuidados podem ser esquecidos, como, por exemplo, ações preventivas contra doenças causadas através do contato com a água, lama ou alimentos contaminados pelas enchentes, além de animais peçonhentos.

Entre as principais doenças estão: leptospirose, tétano, hepatite A, doenças diarreicas, acidentes com animais peçonhentos. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) do Rio Grande do Sul está divulgando um guia para a população e profissionais de saúde sobre os riscos e cuidados em situação de enchentes. Confira informações sobre estas doenças: 

Leptospirose: Doença bacteriana encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana quando há contato com a água contaminada, como no caso das enchentes, onde a bactéria pode entrar no corpo através de cortes ou arranhões ou através dos olhos, nariz ou boca. Por isso, cubra os cortes ou arranhões com bandagens à prova d’água, não ande descalço, use luvas e sapatos impermeáveis.

Observe os sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular, principalmente nas panturrilhas, falta de apetite, náuseas/vômitos. A Secretaria Estadual da Saúde recomendou o tratamento preventivo para situação de alto risco. Ou seja, para os voluntários e equipes de resgate que estão entrando nas regiões de cheia.

Hepatite A: Doença causada por um vírus que pode ser transmitido pela ingestão de água ou alimentos contaminados com esgoto/dejetos humanos, o que ocorre durante as enchentes. Por isso, fique atento ao período médio de incubação, que é de 4 semanas, e aos sintomas, que podem aparecer entre 15 e 45 dias após o contato. Muitas pessoas podem não apresentar sintomas, sendo mais frequente à medida que aumenta a faixa etária.

Observe os sintomas da doença como mal-estar, prostração, febre, mialgia, náuseas, vômitos e icterícia (pele e olhos amarelados). Vale lembrar que a vacina Hepatite A está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

Acidentes com animais peçonhentos: Durante eventos com excesso de chuvas, pode haver o desalojamento de alguns animais, como aranhas, serpentes, escorpiões e lacraias que irão buscar locais secos. Fique atento aos ambientes usados como esconderijo para estes animais, como: locais com entulhos, empilhamento de madeira, tijolos, telhas e na remoção da lama.

Lave o local da ferida com água e sabão, e mantenha a vítima sentada ou deitada. Se a ferida for na perna ou no braço, mantenha-os em posição mais elevada. Leve a vítima ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber atendimento. Não amarre e não corte o local da ferida.

Tétano acidental: Pode ocorrer pela contaminação de ferimentos de pele ou em mucosas, com terra, poeira, fezes de animais ou humanas que contenham esporos da bactéria que ocasiona a doença. O contato com entulhos e destroços durante os desastres podem provocar lesões na pele e, consequentemente, o adoecimento por tétano acidental. Então, fique atento ao período de incubação, que varia em média de 3 a 21 dias, não ande descalço, use luvas e sapatos impermeáveis.

Também observe os sintomas como febre baixa, dificuldade de deglutição, hipertonia muscular, hiperreflexia, espasmos e contraturas musculares generalizadas, com o paciente lúcido.

Doenças diarreicas: São causadas por bactérias, vírus e parasitas encontrados nos microrganismos presentes nos esgotos e nas fezes de animais. Durante as enchentes e inundações, os microrganismos presentes em esgotos podem se misturar à água e à lama das enxurradas, além de contaminar alimentos, utensílios e louças. 

A orientação é para manter a hidratação e evitar o consumo de água de fontes não confiáveis. Observe os sintomas como a presença de diarreia (aquosa, com muco ou sangue), mal-estar geral, dor abdominal, náusea, vômito e febre.

Clique aqui e acesse o guia completo com todas as informações. 


Foreign Languages Day: Inglês no Campus offers English learning opportunities for students and community

Learning and studying a new language, especially English, provides a range of possibilities, whether professional, academic, or cultural. At Unijuí, there is a professional qualification course aimed at those who seek to learn the language and improve their skills at it, both for academic productions and to advance their speaking abilities in a qualified way, with ample assistance from teachers.

Inglês no Campus, as it is called, offers courses at levels A1, A2, B1, B2, and C1, all of them with the support from Altissia language platform. In total, the courses have 12 one-hour synchronous class meetings, they offer certification, and study time is registered on the platform. The course is aimed at undergraduate and postgraduate students, professors, administrative and support staff, Unijuí alumni, and the general community.

“Today we have a much greater number of non-native speakers than native speakers of English in the world. It is a global language, it is the language of science, culture, and music. In any research that is carried out, we will be able to locate a much larger base in English than other languages, so it allows for greater possibilities, hence the importance of this course, to encourage and cultivate the study of English”, comments the professor Carlos Montano, who also highlights the exchange programs that Unijuí offers in different countries, which require the use of English, both in classes and in everyday life.

Regarding the importance of the learning opportunities offered by Unijuí, professor Lucas Prauchner highlights that the partnership with Altissia provides a range of alternatives, both for the learning of English and other languages. “Altissia offers 25 language options, and they can be accessed and studied simultaneously”, he highlights

According to the teachers, learning is not set in stone, that is, you can seek alternatives and more study sources, such as documentaries, articles, news, anything that allows for better understanding and a greater possibility of expanding your studies. “Everything that is done extra can, indeed, help with learning. Experiencing the language and consuming it is fundamental”, adds Lucas.

Foreign Languages Day takes place next Wednesday, May 8th, and it will feature a broad schedule. The objective is to make students develop skills beyond their native language, with the aim of showing the importance of learning a foreign language and encouraging this learning.


Dia das Línguas Estrangeiras: Inglês no Campus oferece o aprendizado para estudantes e comunidade sobre a língua inglesa

Aprender e estudar um novo idioma, em especial o inglês, garante uma infinidade de possibilidades, seja profissionais, acadêmicas ou culturais. Na Unijuí existe a qualificação profissional destinada para aqueles que buscam aprender o idioma, ou se aperfeiçoar, tanto para suas produções acadêmicas, quanto para ampliar a sua fala de modo qualificado e com ampla assistência de professores. 

O Inglês no Campus, como é chamado, oferta cursos nos níveis A1, A2, B1, B2 e C1 todos eles com suporte da plataforma de idiomas Altissia. Ao todo, os cursos contam com 12 encontros de uma hora aula síncrona, com certificação e tempo de estudos na plataforma. O curso é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, técnicos-administrativos e de apoio, egressos da Unijuí e comunidade geral.

“Hoje nós temos um número de falantes não nativos muito maior que o de nativos. O inglês é uma língua global, é a línguas das ciências, da cultura, da música. Em qualquer pesquisa que é feita, vamos conseguir localizar uma base muito maior em inglês do que na língua nativa, então ela possibilita uma infinidade de possibilidades, por isso a importância desse curso, para fomentar e incentivar o estudo do Inglês”, comenta o professor Carlos Montano, que destaca, também, o acesso a intercâmbios que a Unijuí contém em diversos países, os quais necessitam do uso do inglês, tanto nas aulas quanto no cotidiano. 

Sobre a importância do aprendizado ofertado pela Unijuí, o professor Lucas Prauchner salienta que o trabalho efetuado junto a plataforma Altissia favorece um leque de opções, tanto de aprendizado quanto de outras línguas que podem ser acessadas e estudadas concomitantemente. “A Altissia, onde trabalhamos, oferece mais opções de idiomas que podem ser cursados ao mesmo tempo. A Unijuí tem uma parceria com a plataforma, que oferece estudos de forma interativa, com vários níveis, a partir de duas fontes de estudo, que são o inglês americano e o inglês britânico”, ressalta. 

Segundo os docentes, o aprendizado não é engessado, ou seja, pode-se buscar alternativas e mais fontes de estudo, como documentários, artigos, notícias, tudo que possibilitar um melhor entendimento e maior possibilidade de se ampliar os estudos. “Tudo aquilo que for feito a mais, pode, sim, auxiliar no aprendizado. Vivenciar a língua e consumi-la é importante”, complementa Lucas. 

O Dia das Línguas Estrangeiras ocorre na próxima quarta-feira, dia 8 de maio, e contará com ampla programação. O objetivo é fazer com que os estudantes desenvolvam competências além do idioma nativo, com a proposta de mostrar a importância de aprender uma língua estrangeira e incentivar esse aprendizado.


Escritório Modelo da Unijuí propõe audiência pública para discutir situação de moradores que residem junto à malha ferroviária de Ijuí

O Escritório Modelo da Unijuí trabalha na realização de uma audiência pública para discutir sobre a situação das famílias que moram nas proximidades da malha ferroviária que atravessa o município de Ijuí. A proposta da audiência foi solicitada na última semana, ao Legislativo de Ijuí, durante a reunião da Comissão Especial de Políticas Públicas, onde participou a professora do curso de Direito, Patrícia de Moura, juntamente da advogada do Escritório Modelo de Ijuí, Liara Schemmer.

A proposição da audiência pública acontece para que seja feita a mediação de conflitos existentes, com o objetivo de evitar uma desocupação coletiva e forçada dos moradores. De acordo com o ofício encaminhado aos vereadores, a situação atual necessita de providências urgentes, uma vez que há iminência de que as decisões judiciais, tomadas pelo Poder Judiciário estadual local, estão sendo julgadas procedentes, referente aos pedidos de reintegração de posse nas ações ajuizadas pela empresa Rumo. 

Conforme o ofício, “o momento agora enseja tomadas de decisão políticas, que envolvam os poderes públicos do Executivo e Legislativo, a representação dos moradores, Ministério Público, Poder Judiciário Estadual, Comissão de Direitos Humanos da OAB, Tribunal de Justiça do RS, em especial, integrantes da Comissão de Conflitos Fundiários, representantes do legislativo Estadual que representam a região, representantes da Empresa Rumo Malha Sul, Escritório Modelo da Unijuí e Defensoria Pública do RS.”

Os conflitos envolvendo a reintegração de posse nas áreas próximas aos trilhos têm mais de 10 anos e boa parte desse tempo tem recebido auxílio do Escritório Modelo na mediação desse problema. Hoje, cerca de 50 processos estão sob atuação do Escritório e tramitando na Justiça e a maioria envolve pessoas em vulnerabilidade social e econômica, e que foram consolidando suas moradias em proximidade à malha ferroviária de Ijuí.  

Neste sentido, a realização da audiência pública visa fazer um movimento político que promova a união entre uma parcela da sociedade civil, como as associações de moradores, as partes envolvidas e seus procuradores, entre outros, para dar a garantia dos direitos fundamentais aos moradores e buscar uma resolução pacífica e efetiva. A partir da reunião com os edis, ficou definido que, em um primeiro momento, será feita uma audiência para debater o tema no próximo dia 24 de maio. A audiência pública ocorrerá no plenário do Legislativo de Ijuí, a partir das 14h. 


Curso de Psicologia da Unijuí orienta sobre primeiros cuidados psicológicos para atingidos pelas enchentes

A população do Rio Grande do Sul está sofrendo uma grande tragédia. Dos 497 municípios gaúchos, 401 foram atingidos pelas enchentes, totalizando 1,4 milhão de pessoas afetadas, sendo que 159 mil estão fora de casa. Segundo dados da Defesa Civil do Estado, o número de vítimas fatais subiu para 95. Há ainda 131 pessoas desaparecidas e 372 feridas. 

Essas situações causam sofrimento, onde comunidades inteiras são afetadas. Neste sentido, os primeiros cuidados psicológicos são extremamente necessários. Eles envolvem assistência humana e ajuda prática para apoiar indivíduos que sofreram sérias situações de crise. Com base no guia da Organização Pan-Americana da Saúde, o curso de Psicologia da Unijuí elencou as principais orientações para quem está atuando no resgate e acolhida aos atingidos pelas enchentes no Estado. 

Para o professor do curso de Psicologia da Unijuí, Marcelo Rigoli, as pessoas estão passando por situações traumáticas e saber como acolhê-las faz toda a diferença. “Qualquer pessoa pode se inteirar a respeito dos primeiros socorros psicológicos. Essas ações são muito importantes para que as pessoas atingidas não tenham prejuízos a longo prazo”, explicou.

Segundo o professor, no primeiro momento, deve-se prover as necessidades físicas das pessoas. “Prestar atenção se há alguma lesão, se precisa de atendimento médico, se a pessoa está alimentada e hidratada; investigar o que a pessoa precisa ter nas próximas 24 ou 48 horas, pois muitas pessoas, por exemplo, fazem tratamento com medicação de uso contínuo; e buscar saber se a pessoa tem familiares desaparecidos, pessoas próximas que ela precisa buscar ou se ela mesma está sendo procurada, para a partir dessas informações, direcioná-la para os locais corretos”, destacou Rigoli.

 Também é importante saber o que não fazer. “Não devemos pedir que as pessoas socorridas fiquem explicando o que aconteceu. Deve-se acolhê-las sem instigar que falem sobre o assunto, a não ser que elas queiram desabafar. Também não é necessário incentivar o uso de medicamentos que as pessoas não estejam habituadas a tomar como, por exemplo, ansiolíticos e outros remédios para tentar atenuar o que elas estão sentindo”, pontuou. 

Primeiros cuidados psicológicos: 

  • Avalie necessidades;
  • Ofereça apoio e cuidado sem ser invasivo;
  • Conforte as pessoas e faça com que se sintam seguras e calmas;
  • Ajude-as a suprir suas necessidades básicas como, se alimentar e beber água; 
  • Escute as pessoas, sem pressioná-las a falar sobre o ocorrido;
  • Ajude as pessoas na busca de informações, serviços e suportes sociais;
  • Proteja-as de danos adicionais.

Como se comunicar:

  • Permita o silêncio;
  • Seja uma escuta ativa;
  • Tenha empatia;
  • Use uma linguagem de fácil compreensão;
  • Resuma o panorama e busque mais informações;
  • Reconheça e não diminua os sentimentos.

Startup Lab promove workshop de levantamento de desafios das empresas da Região Noroeste e Missões

No mês de abril, aconteceu o workshop "Inovação Aberta: Desafios e Desenvolvimento", voltado às empresas participantes do Programa Startup Lab, da região Noroeste e Missões. O workshop, ocorrido nas dependências da Criatec da Unijuí, foi organizado pela coordenadora e pela gestora de Inovação e Tecnologia do programa Startup Lab, Maria Odete Palharini e Juliana Capssa Sausen, sendo conduzido pelo facilitador Guilherme Oliveira, mentor e consultor de inovação e tecnologia.

Em um primeiro momento, os gestores das empresas tiveram uma apresentação sobre inovação aberta e, na sequência, foi aplicada a metodologia de levantamento dos desafios. 

O Startup Lab é um programa de fomento à inovação aberta, promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, tendo como principal finalidade facilitar as conexões das demandas das empresas locais e regionais com soluções inovadoras vindas de startups de todo o Estado do RS.

Entre as empresas participantes do programa Startup Lab estão Bruning Tecnometal, Dubai Alimentos, Epos Soluções Estratégias, Faxinou, Fockink, Grupo Alquimia, Grupo Fricke, Hidroenergia, Nativu's, Novatech Agro, Rad + Radiologia, Sapiens Gestão com Pessoas, SAUR e Vitória Agência.

Os desafios e as inscrições das startups solucionadoras desses desafios serão divulgados nos próximos dias, pelo link https://www.criatecunijui.com.br/open, bem como nas redes sociais da Criatec, da Unijuí e do Governo do Estado.


Fidene/Unijuí reforça ajuda às famílias vítimas das enchentes

As enchentes que atingem o Rio Grande do Sul já afetaram mais de 870 mil pessoas, deixando 83 vítimas fatais. Segundo levantamento da Defesa Civil, são 149,3 mil pessoas fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 364 dos 496 municípios do Estado registraram algum tipo de problema.

Neste momento, a solidariedade tem sido fundamental para ajudar a salvar vidas, principalmente no resgate e acolhimento das famílias. A Fidene e suas mantidas - Unijuí, Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Rádio Unijuí FM e Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), além do Diretório Central dos Estudantes (DCE Unijuí), se uniram à campanha de arrecadação de materiais às pessoas atingidas.

Nesta segunda-feira, 6 de maio, os colaboradores da Unijuí realizaram a triagem e organização das doações, com o objetivo de facilitar a distribuição. Foram arrecadadas roupas infantil, masculina e feminina, cobertores, travesseiros, lençóis, toalhas de banho, materiais de limpeza e higiene, alimentos e água. As doações foram encaminhadas ao Centro de Tradições (CTG) Clube Farroupilha, de Ijuí, que está centralizando os materiais arrecadados.

A Fidene/Unijuí segue recolhendo materiais até esta terça-feira, 7 de maio. Neste momento, a prioridade é que sejam doados: água, leite em pó e líquido, bolacha, achocolatado pronto; cobertores e roupas de cama; produtos de higiene como fraldas, absorventes, lenços umedecidos; e materiais de limpeza, vassoura, rodo, balde, detergente e sacos de lixo.

"Auxiliar as pessoas que neste momento necessitam, não apenas atende uma necessidade imediata, mas também fortalece o senso de comunidade e solidariedade", destaca a chefe de Gabinete, Denise Dobler da Costa.

Os materiais podem ser deixados no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, no prédio 60; no hall da Unijuí Saúde - Complexo 2, no prédio 57; no hall do Espaço + Inovação Unijuí, no prédio 8; no hall da Sede Acadêmica, no prédio 1; e no Diretório Central dos Estudantes (DCE) Campus Ijuí, das 8h às 22h30. 


L'importance de l'apprentissage d'une seconde langue

Apprendre une nouvelle langue garantit une multitude de possibilités. Il développe des compétences, offre l'occasion de connaître de nouvelles cultures, de vivre des voyages d’études, ainsi que garantit plus d'opportunités dans la vie professionnelle, tant à l'étranger que sur le sol brésilien.

Comme l'explique le professeur Anderson Amaral de Oliveira, du cours de lettres : portugais et anglais de l’université Unijuí, lorsque vous apprenez une nouvelle langue, le monde s'agrandit. « Quiconque apprend une nouvelle langue se met en contact avec d'autres personnes, univers, mondes et possibilités, que ce soit du point de vue culturel, linguistique et cognitif, où nous pouvons apprendre plus et mieux. Nous nous permettons également de réfléchir à notre langue maternelle », souligne-t-il.

L'enseignant rappelle que l'étude et l'apprentissage d'autres langues, en particulier l'anglais, favorisent les possibilités professionnelles, en gagnant une place de premier plan, ou académique, en raison de la plus grande production de recherche de pointe dans la langue anglaise. « Même au Brésil ou dans d'autres pays comme la Chine, la Malaisie ou les pays européens, tout le monde utilise l'anglais comme canal de communication comme moyen pour que ses idées aient une plus grande portée », souligne-t-il.

Un autre détail abordé par l'enseignant concerne les opportunités, qui se présentent non seulement à l'étranger, mais aussi au Brésil, dans le sens où l'on peut interagir avec des personnes d'ailleurs. Il aborde également la question de l'apprentissage de la langue espagnole, qui est due à sa proximité avec les pays d'origine espagnole.

« Il est important que nous connaissions l'espagnol, car plus nous connaissons les langues, plus il est facile de les connaître et leurs origines. Quiconque apprend une langue étrangère, quelle qu'elle soit, va toujours de l'avant, permettant le développement intellectuel, cognitif et l'Unijuí, en promouvant la Journée des langues, cherche à sensibiliser pour attirer l'attention sur l'importance d'apprendre une nouvelle langue. C'est une possibilité qui existe pour nous de fournir des expérimentations et de présenter d'autres réalités », complète le professeur Anderson.

La Journée des langues étrangères sera organisée mercredi prochain, le 8 mai, sur les quatre campus d'Unijuí avec un large programme. L'activité comprendra des conférences, des discussions avec des étudiants étrangers, des ateliers, entre autres actions.

Traduzido por Kinth Kpehoun, mestrando do PPGDR, do Benin


Dia das Línguas Estrangeiras: a importância de aprender um segundo idioma

Aprender um novo idioma garante uma infinidade de possibilidades. Desenvolve habilidades, oportuniza a conhecer novas culturas, vivenciar intercâmbios estudantis ou culturais, bem como garante mais oportunidades na vida profissional, tanto no exterior quanto em solo brasileiro. 

Conforme explica o professor Anderson Amaral de Oliveira, do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, quando se aprende uma nova língua, o mundo é ampliado. “Quem aprende um novo idioma, se coloca em contato com outras pessoas, universos, mundos e possibilidades, seja na perspectiva cultural, linguística e cognitiva, onde podemos aprender mais e melhor. Também possibilita refletimos sobre a nossa língua materna”, ressalta. 

O docente lembra que o estudo e aprendizado de outras línguas, em especial do Inglês, fomenta as possibilidades profissionais, ao ganhar lugar de destaque, ou acadêmicas, em razão da maior produção de pesquisa de ponta ser feita na língua inglesa. “Mesmo no Brasil ou outros países como a China, Malásia, ou países europeus, todos usam o Inglês como canal de comunicação como meio para que suas ideias tenham maior alcance”, ressalta. 

Outro detalhe abordado pelo professor é referente às oportunidades, que não surgem apenas no exterior, mas também no Brasil, no sentido de que se pode interagir com pessoas de outros lugares. Ele também aborda a questão do aprendizado da língua espanhola, a qual devido à proximidade com países de origem espanhola. 

“É importante sabermos o Espanhol, pois quanto mais soubermos línguas, mais fácil fica de aprender sobre elas e suas origens. Quem aprende uma língua estrangeira, seja qual for, sempre vai adiante, possibilitando desenvolvimento intelectual, cognitivo e a Unijuí, ao promover o Dia das Línguas, busca conscientizar para chamar a atenção sobre a importância de se aprender uma nova língua. É uma possibilidade que existe para proporcionarmos experimentações e apresentar outras realidades”, completa o professor Anderson. 

O Dia das Línguas Estrangeiras será promovido na próxima quarta-feira, 8 de maio, nos quatro campi da Unijuí com ampla programação. A atividade contará com palestras, bate-papo com intercambistas, oficinas, entre outras ações. 


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